sexta-feira, 11 de julho de 2025

Espetáculo de danças urbanas “Vitrines” ganha nova versão e reflete sobre a sociedade da aparência

Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2025, sexta-feira e sábado, às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, a SETES - Companhia de Dança (@setes.cia) estreia o espetáculoVitrines no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP).

Setes Companhia de Dança - Foto de Evandro Hegel


Depois de conquistar importantes festivais de dança como o Hip-Hop District (um dos maiores festivais de danças urbanas do Brasil), o Prêmio Desterro e o Festival de Barueri, onde foi reconhecida como melhor coreografia, a obra “Vitrines”, desenvolvida inicialmente em formato competitivo junto ao grupo Ritmos BASE, passou por uma nova direção artística e ganha agora uma nova versão.


O espetáculo faz uma reflexão sobre o chamado Vitrinismo ao traçar um paralelo entre a lógica do mundo comercial — que organiza vitrines para atrair olhares e despertar desejos — e o comportamento humano, cada vez mais voltado à construção de uma imagem idealizada de si.


Diferente da abordagem tradicional do marketing, aqui o Vitrinismo é tratado como um fenômeno social. Um espelho da forma como nos expomos e moldamos nossas atitudes, valores e aparências para agradar, pertencer ou conquistar validação. Comportamentos muitas vezes naturalizados, presentes nas redes sociais, nos ambientes de trabalho, nas relações interpessoais e até no meio artístico. 


O espetáculo questiona até que ponto criamos versões de nós mesmos para sermos aceitos e em que momentos deixamos de ser para apenas parecer. O elenco se coloca, literalmente, dentro de vitrines como recurso cênico e simbólico, provocando o público a repensar o que mostra, o que esconde e o que escolhe enxergar. Afinal, somos vitrines, mas também espectadores delas.


As ações são do projeto “SETES por DOZE” contemplado no EDITAL LPG Nº 18/2023 - Manutenção de Atividades, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .


Ficha técnica - Direção: Evandro Hegel. Intérpretes-criadores: Emersu Oliveira, Gustavo Ueda, Rebeca de Paula e Moises Matos. Trilha Sonora: Tiago Penalva, Rafaela Maciel e Dj Mazatik. Operação de som: Tiago Penalva. Iluminação: Lucca Vilas Boas. Produção de campo: Danny Thavares. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Assistente de produção e montagem: Mackenzee


Serviço: Estreia “Vitrines” - Com SETES - Companhia de dança

Sinopse: Reflexo, luxo, poder, aquisição. Observar, querer, adquirir. É o poder da escolha, medo da decisão. É venda. Exposição, prisão, solidão, medo da repressão. O que temos e o que somos por trás do vidro? Vivemos em vitrines, somos vitrines. Como nos comportamos depende também de quem está do outro lado. Uma infinidade de questões refletidas em uma “caixa”, a nossa caixa; seríamos o tempo todo manipulados, manipuladores, o que você já fez pelo que gostaria de ter/ser? A obra traz a reflexão de um olhar que cada um tem do valor ou preço que damos a cada coisa ou pessoa. A vida tem valor e você tem valor diante da vida. Duração: 60 minutos. Grátis - Classificação Livre

Quando: 11, 12 e 13 de julho de 2025 - Horários: Sexta-feira e Sábado, às 21h, domingo às 19h

Onde: Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, Zona Sul, São Paulo - SP

Capacidade: 600 lugares. Acessibilidade: Parcial. Não possui estacionamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alexandre Padilha celebra os 35 anos do SUS enquanto Joaquim Lira impulsiona avanços em Pernambuco

          Alexandre Padilha celebra os 35 anos do SUS enquanto Joaquim Lira impulsiona avanços em Pernambuco Um retrato das grandes conquist...